sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser, não professor



É dia do professor e devo refletir.
E a imagem que tenho no olhar não é a melhor, mas devo agradecer, por ter a oportunidade de poder me expressar, de dizer que não estou contente, não por não estar dentro de uma sala de aula, se assim fosse seria um desabafo egoísta puro e simples, mas minha voz é maior e composta por outras tantas, que como rebeldes , renegados estão devidamente formados, mas não estão atuando em sala de aula, pela falta de oportunidade.
Negar oportunidade é uma crime.
O que motiva tal absurdo, se todo início de ano as manchetes são as mesmas, falta de professores em todo estado?
A escolha política feita pelos governantes do Rio Grande do Sul, respondo. Sendo mais direto ainda, a falta de concursos públicos. Dever moral de um governo que valoriza o futuro de seu povo, pois valorizar a educação é poupar-lhes reveses dos mais escrabosos.
Sou formado em Letras Licenciatura Plena, e estou fazendo uma Pos graduação, pública que se diga aqui, do Governo Federal, pois não posso me furtar de falar em política, pois é ela que por vezes  a despeito das vontades dos cidadãos, que conduz esta nau chamada nação.
Eu não posso comemorar este dia, não posso sentir os sabores da profissão,  muito menos as alegrias das soluções encontradas, não posso ser testado em minhas habilidades e competências, não posso desvendar o sorriso de uma criança, não posso, não posso.

Já ministrei educação particular, mas creio firmemente que a educação pública deveria ser o objetivo cabal de um professor.
Os contratos emergências, os contratos por empresas terceirizadas não dão dignidade, e seus processos de contratação são no mínimo escusos e injustos, ou seja soluções de improviso, de desleixo.
Fica sim minha mágoa, minha dor por ambientar em minha garganta o embargo de uma sonho, de uma desejo de uma vontade, de contribuir para um país melhor para mim e para meus semelhantes


Alceu Amaral da Silva

2 comentários:

  1. Alceu, CO-MEMORAR significa lembrar juntos.Hoje, nós professores temos o dia porque está regulamentado no Decreto Federal nº52682. Mas, as origens do Dia do Professor no Brasil vem do dia 15 de outubro de 1827, dia em que D. Pedro I promulgou a primeira Lei Geral do Ensino Elementar no Brasil. Ainda não temos uma identidade nacional de classe, tanto que o piso nacional é uma luta secular e que não é respeitada. Minha problematização é... Quem perde quando não comemoramos o dia do professor? Quem ganha?

    Ana Laura S Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Alceu, antes de mais nada parabéns pelo texto e também pelo nosso dia de professor, dia em que ainda iremos ter muito orgulho em falar e gritar que somos esses profissionais tão mau remunerado e reconhecido. Mas com ceretza meu amigo, ninguém irá nos tirar a satisfação e a alegria em ver nossos alunos, com aquele sorriso no rosto, sorriso que nós conseguimos arrancar depois de uma dia de aula que sabemos que eles adoraram. Tomo parte de suas palavras em relação a sua indignação, mas lembre, um dia, se Deus nosso senhor quiser, isso tudo irá melhorar. Novamente, parabéns pelo dia e pelo texto e um forte abraço.

    ResponderExcluir